quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Tolerância

Penso que existe uma tendência geral para tirarmos conclusões sobre as pessoas que nos rodeiam, até mesmo inconscientemente: aquela é "boa pessoa", o outro é arrogante, este é simpático, a outra é teimosa, aquele é maldoso ou é "má pessoa"...

Há sempre pessoas de quem gostamos mais e de quem gostamos menos, pessoas com quem nos damos melhor (que nem sempre são as que mais gostamos) e pessoas com quem nos damos pior.
O que é facto é que todas as pessoas têm defeitos, e há defeitos que nós, dependendo da nossa maneira de ser, toleramos melhor do que outros.

Mas pensando bem, por muito insuportáveis que alguns defeitos possam ser para nós, todos eles têm uma razão de ser e uma explicação.
Exemplo:
Ele é má pessoa, magoou-me ou tratou-me mal, mas... ou é genético, ou porque caiu dentro de uma piscina quando era pequenino, ou porque a mãe o abandonou, ou é do signo, ou namorada acabou com ele, ou o pai era alcoólico, ou a prima está no hospital...

E é claro que há outra pessoa qualquer que também tem estes problemas todos mas é boa pessoa e trata-me bem.

Mas isso não faz com que todos esses problemas deixem de ser uma justificação tanto para o comportamento de um como o de outro.
E aqui sim, é de facto genética!... Somos todos diferentes e lidamos com as mesmas coisas de formas diferentes.


Acho que é bom ter em conta tudo isto e tentar compreender e tolerar as outras pessoas.
Agora a pergunta que deixo é:

"Devemos deixar que os outros nos tratem mal, nos magoem ou sejam incorrectos connosco, só porque existe um motivo para eles serem como são?"

5 comentários:

"C" de mim disse...

nunca! nunca te deixes ficar para trás em detrimento de outras pessoas, porque as outras pessoas também não te colocam à frente delas!

nunca te esqueças disso =)

M disse...

"E aqui sim, é de facto genética!... Somos todos diferentes e lidamos com as mesmas coisas de formas diferentes"

Não penso que seja um facto genético mas sim a forma como cada um avalia as diferentes situações com base nas experiências que já vivemos e sobre as quais guardamos referencias.


"Devemos deixar que os outros nos tratem mal, nos magoem ou sejam incorrectos connosco, só porque existe um motivo para eles serem como são?"

Claro que não, cada um tem que saber gerir e viver com esses "motivos" sem interferir com a vida dos outros.

;)

Pedro disse...

Realmente e generalizando, sim, temos muito a tendência de apreciar as pessoas e tirar as nossas próprias conclusões. Muitos fazem bons juízos, outros nem por isso...

Os defeitos fazem parte de nós, as qualidades muitas vezes não reconhecidas, não deixam de ser qualidades só por isso.

Mas será de facto genética, justificar-se ou não, tratar bem ou não as pessoas. Não concordo na totalidade, até porque a personalidade não é genética, mas que a genética poderá interferir numa ou outra forma de ver as coisas, sim, penso que é possível.

Tal como nem todas as pessoas conseguem enrolar a língua, nem todos agem de determinada forma.

Muito sinceramente, acho que tem muito a ver com o meio em que se foi criado e com questões culturais.

Em relação à tua pergunta: A minha resposta é que não devemos, mas motivos existem sempre, sejam eles justificados ou não. Embora, às vezes, sejamos tolerantes ao ponto de suportar certas e determinadas atitudes menos correctas. Mas nem tudo o que é incorrecto para nós, pode não ser para outros.

Beijinho ***

norvick disse...

Pois é verdade...apesar dos grandes delírios que tens de vez em quando, parece que este tens razão no que dizes...

Edu disse...

Tens toda a razão.Por vezes deixamos que a culpa dos outros nos corroa e sebconcientemente admitimos coisas que normalmente não admitimos.
Gosteiu deste teu cantinho de Teorias não tão pequenas quanto isso.
Aquele marquinho realmente da me a conhecer coisas fantasticas.